terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Belo Jardim

Oh belo jardim que esta presente desde meu nascimento.
Onde sempre estive em meus melhores e piores momentos
Onde meus antepassados estavam e eram inspirados a escrever

Oh belo jardim inspirador, amigo, irmão, onde posso fugir de minha aflição
Lugar que me acole e me conforta como abraço de mãe.
Na qual esqueço minhas tristezas e cessa meu choro.

Com suas belas peônias brancas e rosas vermelhas
Suas árvores deslumbrantes cuja sombra me refresca
Seu lago límpido como vidro, da-me o prazer de olha-lo

Admiro-o belo jardim, tu és prazeroso em cuidar-me com amor
Belo jardim encantador cuja beleza me encanta, e fascina, amo-te
Belo jardim que sempre acolhe os oprimidos, que sua beleza nunca se finde
que seu brilho nunca se apague, e sua formosura cative outros visitantes belo jardim.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Perdão

Caminho de flores
Floresta encantada
Sol sorridente
Tempo aberto
Amizade bonita
Girassóis na janela
Sonho de valsa
Cores do amor
Toque de piano
Segunda chance
Felicidade sem fim
Pureza de criança
Ursinho de pelúcia
Sorriso cativante



Saudade

Mar de tristeza
Fogo fantasma
Amor em pedaços
Tempestade de vidro
Vida amarga
Lua tristonha
Asas quebradas
Castelo assombrado
Praia deserta 
Copo quebrado
Vinho derramado
Cidade destruída 
chuva de gelo
Lugar vazio
Coração partido


Encanto

Vestido de primavera
Castelo de cristal
Rosa da manhã
Sonho encantado
Pétala de rosa
Caminhos de estrelas
Arco-ires do amor
Aroma de morango
Céu estrelado
Felicidade sem fim
Coração aberto
Pedaços da vida
Sorriso de criança
Lua da carinhosa
Olhar apaixonado
Poderosos do céu.

Este pequeno jogo de palavra escrevi quando tinha 13 anos, mas não tive a oportunidade de publicar antes, espero que gostem.

A hora de pensar

Pensar é um ato, sentir é um fato. Deus é o mundo, a verdade é sempre um contato interior e inexplicável. A minha vida é mais verdadeira mesmo com tribulações, e tristezas do dia-dia, mas é extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique. Meu coração triste e abatido e vazio de todo desejo e reduz somente ao próprio e último ou primeiro pulsar.
  Então eu canto alto, um som agudo e desafinado uma melodia de tristeza e amargura, significa minha própria dor, eu carrego o mundo e há falta de felicidade que esta dentro de mim, mas a certeza que tenho é de que tudo isso irá passar, e é certo de que dias de felicidade virão.



Autor: Deise Fiorin Silva

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O privado e o público no século 21

    Há vinte anos atrás, quando não existia a internet consequentemente a dificuldade de encontrar pessoas, coletar dados das mesmas, economizar tempo nas pesquisas escolares e a interação com o mundo era menor do que nos dias atuais.
   Os recursos para tais atividades eram demorados, enviar uma carta  a amigos e parentes demorava no minimo dois dias para chegar ao destino, fazer algum trabalho escolar demorava aproximadamente uma semana para concluir, mas por outro lado as pessoas tinham mais privacidade do que hoje com as redes sociais. Mesmo optando por bloquear algum contato do facebook, fotos, videos, perfis e atualizações, não há como impedir que hackers ou o governo não veja, porque, ele sabe de tudo, as conversas, o onde está cada pessoa, todas as informações ele tem.
  Pessoas passam mais tempo conectados à internet do que assistindo televisão e isso faz parte da socialização entre internautas do mundo inteiro, é o q diz a ONU. Ao mesmo tempo que as redes sociais são boas, também são prejudiciais podendo arruinar reputações, devido a falta de orientação dada aos usuários jovens, estes não foram educados para se comportarem em uma rede social. O que "cai na rede" não é esquecido facilmente, como um vídeo feito por um membro da família que fica registrado somente entre eles, um desabafo no twitter, ou comentário no facebook não serão esquecidos facilmente dependendo do que se trata .
   O impulso de alguns pode acarretar graves  consequências como piadinhas ofensivas e durar por muito tempo na web.

Mulher como objeto

    A propaganda criada pela hope mostra o papel da mulher que antes era submissa ao marido. Além de enfatizar o como falar que bateu o carro, ou estourou o cartão de crédito para o marido, sendo que o papel de Gisele Bundchen de roupa e lingerie, mostra o certo usar a lingerie para que o marido não fique furioso com a ação errada que a mulher praticou, e o errado, usar a roupa e ir se desculpar de alguma ação errada com o marido.
   O fato da propaganda ser vetada por meio do conselho nacional de autorregulação publicitária, consequentemente a mesma estaria sendo camuflada que não haja controvérsias por parte das pessoas. Entretanto a mensagem passada através de uma propaganda de lingerie, o esteriótipo da mulher é usado para conseguir as desculpas do marido.
   Alguns a entenderam como uma brincadeira, outros não e para estes o centrário foi que Gisele fora um objeto usado para seduzir os homens. No caso estes manipulavam-as, com isso há um momento entre o que elas dizem e o que fizeram de errado, portanto com essa atitude a situação será contornada.
   Contudo os homens são tidos como "bobos" devido ao estado físico e emocional em que ficam diante da mulher vestida somente com a lingerie, sobretudo não há discussão sobre o que elas fizeram de errado. O objetivo é mostrar a situação constrangedora que algumas mulheres ainda vivem, além de vender o produto.

Cultura digital da leitura

     Durante muito tempo, os jornais como também livros são lidos no formato tradicional pelas pessoas, mesmo com o surgimento da internet, as pessoas liam os mesmos impressos. Com o surgimento da internet o jornal começou  a ser publicado  também por meio digital.
     Há algum tempo em que os jornais estão disponíveis nas páginas da internet, podendo ser lido com mais "praticidade". Acontece o mesmo com os livros que também estão sendo digitalizados, inclusive existe a possibilidade de baixa-los. Recursos como Ipads, Ipods, e Kindle, estão sendo incorporados nos mercado financeiros e nas residências, para que as pessoas possam ter conforto ao ler uma noticia ou um livro preferido.
    Apesar dos recursos digitais apresentarem vantagens como: , conforto na leitura, mobilidade, meio ambiente, preço; os  livros e jornais no papel apresentam desvantagens; dificuldade de transporte e organização.
      Mesmo que a procura pela leitura digital aumente, o livro tradicional ainda será procurado por pessoas que não tem condições de adquirir um tablet, e por não terem condições procuram locais ondem comprar livros mais baratos além das livrarias, para assim terem acesso à leitura.
   

sábado, 21 de abril de 2012

A urgência de viver

   Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã.
   Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos á nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.
   Esperamos muito para dizer palavras de perdão, gratidão, consolo. Esperamos também  muito tempo para dar carinhos aos nossos pais, irmãos e amigos.
   Quem sabe quão logo será tarde demais?  
    Esperamos demais para para ler os livros, ouvir as músicas, ver os quadros apreciar a natureza que estão esperando para alargar nossa mente, enriquecer nosso espírito e expandir nossa alma.
    Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor que talvez não seja mais tão necessário amanhã. Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco.
   Deus também está esperando, nós pararmos de esperar. Esperando nós começarmos a fazer tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados.
Meus amigos: é hora de viver.

Autor Rabino Henry Sobel  

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pense

Toda vez que você estiver contente, pense em mim
Porque eu sempre estava contente por estar ao seu lado
Toda vez que você olhar a lua, pense em mim
Porque ela iluminou todos os nossos  momentos felizes
Toda vez que você fechar os olhos, pense em mim
Porque a sua imagem é a única coisa que fica em minha mente
 quando fecho os meus.
Pense em mim sempre que ouvir aquela musica,
Porque sempre que a ouço, penso em você
pense em mim sempre que estiver triste
Porque a saudade de você já é uma tristeza para mim
Pense em nós sempre que não tiver nada para pensar
Porque você nunca estará pensando sozinho.

Autor Silvia Cristina fiorin 
https://www.facebook.com/silviacristinafiorin?ref=ts&fref=ts

A paz

Neste momento calmo, pensem na paz.
A paz que o mundo precisa, mas não consegue manter
Que todo se humano procura, mas nem todos encontram
Que todos desejam, mas poucos a tem
Será tão difícil de encontrá-la, será que em algum lugar ela existe?
Por que ela é tão importante para nós?
Uma palavra mágica que transforma tudo ao seu redor,
Que muda as pessoas e a situação
Para encontrá-la, só há um caminho para seguir:
Um caminho que, para uns pode ser um caminho muito difícil,
Um caminho cheio de compromisso, de ajuda
È o caminho de Jesus Cristo, que apesar de ser cheio de espinhos,
No final dele encontraremos a recompensa:
Um coração cheio de paz e felicidade por termos cumprido nossa missão de cristãos!

Autor Silvia Cristina Fiorin

https://www.facebook.com/silviacristinafiorin?ref=ts&fref=ts

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A perda e a mudança


   Depois daquele dia horrível saí do grande salão e fui andando naquela rua escura, já era meia noite, eu não conseguia entender que ela morreu tão jovem minha amiga de infância mal completara 20 anos e por um acidente de carro, acabara ali naquele estado.
   O caminho de casa era longo, resolvi sair do velório antes de todos, pois não agüentava o fato de ter perdido Valéria e ver o corpo dela inerte, sabendo que ela não iria mais voltar. Afastando-me acabei me sentindo um pouco melhor, resolvi ir direto pra casa tomar um café quente com torradas e dormir, no dia seguinte teria que ir para o trabalho.
   Após 2 horas de caminhada finalmente cheguei ao prédio que morava, era pequeno de três andares com de tijolo, abri o portão marrom e subi as escadas de madeira conservadas até meu pequeno apartamento no terceiro andar, que finalmente estava arrumado e limpo. Apesar de meu grande interesse em descansar, tinha que comer alguma coisa, um pão com café ou frutas.
   Os últimos dois dias estive com Valéria no hospital na parte da noite, sabendo que no dia seguinte teria que trabalhar, era tudo o que poderia fazer por ela mesmo não tendo chances de melhora, todavia não imaginava que iria falecer tão rápido.
    No dia seguinte levantei cedo, tomei meu café com bolo e fui trabalhar nada melhor que ter o que fazer quando se está abalada com a morte de alguém, pensei que poderia me recompor a cada dia fazendo programações de passeios, viagens além de meus deveres.
     Depois de um dia de trabalho cheguei em casa muito cansada, e fui assistir um pouco de televisão, quando ouvi uma batida na porta, fiquei surpresa porque há tempo ninguém me visitava tão tarde, mas fui ver quem era, e para minha surpresa a irmã de minha falecida amiga.
     Vanessa irmã de Valéria e eu conversamos na sala por duas horas, a situação era um pouco delicada, pois segundo ela eu teria que ir a casa de Valéria pegar as coisas dela pois a casa seria vendida, e todos os pertences dela seriam meus, Vanessa não queria ficar com nada, a morte da irmã fora muito dolorosa pra ela e com os pertences seria ainda mais, como eu já tinha superado um pouco aceitei a oferta, ela me agradeceu e disse que no dia seguinte iria me encontrar para levar-me até a casa de Valéria.
     No dia seguinte estava de folga de meu trabalho, consegui isso devido ao meu desempenho, enfim eu e Vanessa nos encontramos ás 9:30 no café próximo de onde moro, tomamos um capuccino e ela me levou até a casa entrei no carro dela, muito chique, com bancos macios de couro, computador de bordo, e com muito espaço.
    Eu observava a paisagem, no começo maravilhosa a bela cidade q morávamos, mesmo eu conhecendo Valéria á tantos anos, nunca tinha ido a casa dela, e nesse dia percebi o quanto é longe, um pouco afastada da cidade, segundo Vanessa, mas eu já pensava que era extremamente longe.
    Finalmente depois de 1hora chegamos, era uma casa grande até, estava inteira, mas dava calafrios, o lugar era praticamente deserto, sai do carro e fui andando em direção a casa juntamente com Vanessa, tinha uma pequena escada que dava para a varanda e a porta era de um marrom escuro. Logo depois Vanessa abriu a porta e aquele cheiro de casa fechada, também fazia um mês q ninguém entrara na casa.
     Vanessa me disse que eu poderia pegar tudo, me deu a chave e me levou de volta iria no fim de semana emprestar a caminhonete de um velho amigo meu para buscar as coisas. Liguei para esse meu amigo o Julio e pedi a caminhonete dele emprestada, ele concordou e eu iria buscá-la domingo bem cedo.
    Domingo chegou rápido, com tanto envolvimento onde eu trabalho não senti os dias se passarem. Acordei cedo e e fui á casa de Julio buscar a caminhonete, era perto e conseguir ir andando, quando cheguei apertei a campainha e ele apareceu todo 

sorridente, não só iria me emprestar, como iria me acompanhar também, fomos á essa tarefa, conversando, chegamos rápido até desci abri a casa e fomos colocando tudo na caminhonete, o que dava claro, havia móveis pesados e difíceis de carregar, esses tinham de ser deixados, terminamos ao escurece, mas finalmente conseguimos chegar, descarregar e logo julio foi para a casa com os móveis e eu fiquei com o pertences menores cabíveis em meu apartamento.
   Assim eu percebi que seguir em frente era o melhor a fazer,mesmo com saudades de minha velha amiga, mas também poderia fazer novas amizades e seria feliz, e finalmente estava mais alegre e disposta a novas descobertas e planos, e finalmente eu era uma nova pessoa pronta a seguir em frente
        
      

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Perguntaste

Perguntaste tu porque não deixe de cantar
Porque eu quero a face do senhor buscar 
Pois só por ele chama sem passar, meu coração
meu coração.

Meu coração está cheio seu grande amor
Meu coração transborda com teu louvor
Meu coração, meu coração.

Perguntaste tu o porque não deixaste de cantar
Porque eu quero o nome do senhor louvar
Meu coração consagra ao meu senhor

Perguntaste tu como é que eu sei que o sangue seu 
Pode salvar um pecador tão viu como eu
Bem certo estou e testemunho dou que
lavou-me com seu sangue lá da cruz.
Meu coração, meu coração.

A hora em que jesus a de voltar não sei 
Porém eu sei mas nuvens encontrá-lo 
Bom gozo santo louvarei então
Meu coração, meu coração.