sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Perdão

Caminho de flores
Floresta encantada
Sol sorridente
Tempo aberto
Amizade bonita
Girassóis na janela
Sonho de valsa
Cores do amor
Toque de piano
Segunda chance
Felicidade sem fim
Pureza de criança
Ursinho de pelúcia
Sorriso cativante



Saudade

Mar de tristeza
Fogo fantasma
Amor em pedaços
Tempestade de vidro
Vida amarga
Lua tristonha
Asas quebradas
Castelo assombrado
Praia deserta 
Copo quebrado
Vinho derramado
Cidade destruída 
chuva de gelo
Lugar vazio
Coração partido


Encanto

Vestido de primavera
Castelo de cristal
Rosa da manhã
Sonho encantado
Pétala de rosa
Caminhos de estrelas
Arco-ires do amor
Aroma de morango
Céu estrelado
Felicidade sem fim
Coração aberto
Pedaços da vida
Sorriso de criança
Lua da carinhosa
Olhar apaixonado
Poderosos do céu.

Este pequeno jogo de palavra escrevi quando tinha 13 anos, mas não tive a oportunidade de publicar antes, espero que gostem.

A hora de pensar

Pensar é um ato, sentir é um fato. Deus é o mundo, a verdade é sempre um contato interior e inexplicável. A minha vida é mais verdadeira mesmo com tribulações, e tristezas do dia-dia, mas é extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique. Meu coração triste e abatido e vazio de todo desejo e reduz somente ao próprio e último ou primeiro pulsar.
  Então eu canto alto, um som agudo e desafinado uma melodia de tristeza e amargura, significa minha própria dor, eu carrego o mundo e há falta de felicidade que esta dentro de mim, mas a certeza que tenho é de que tudo isso irá passar, e é certo de que dias de felicidade virão.



Autor: Deise Fiorin Silva

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O privado e o público no século 21

    Há vinte anos atrás, quando não existia a internet consequentemente a dificuldade de encontrar pessoas, coletar dados das mesmas, economizar tempo nas pesquisas escolares e a interação com o mundo era menor do que nos dias atuais.
   Os recursos para tais atividades eram demorados, enviar uma carta  a amigos e parentes demorava no minimo dois dias para chegar ao destino, fazer algum trabalho escolar demorava aproximadamente uma semana para concluir, mas por outro lado as pessoas tinham mais privacidade do que hoje com as redes sociais. Mesmo optando por bloquear algum contato do facebook, fotos, videos, perfis e atualizações, não há como impedir que hackers ou o governo não veja, porque, ele sabe de tudo, as conversas, o onde está cada pessoa, todas as informações ele tem.
  Pessoas passam mais tempo conectados à internet do que assistindo televisão e isso faz parte da socialização entre internautas do mundo inteiro, é o q diz a ONU. Ao mesmo tempo que as redes sociais são boas, também são prejudiciais podendo arruinar reputações, devido a falta de orientação dada aos usuários jovens, estes não foram educados para se comportarem em uma rede social. O que "cai na rede" não é esquecido facilmente, como um vídeo feito por um membro da família que fica registrado somente entre eles, um desabafo no twitter, ou comentário no facebook não serão esquecidos facilmente dependendo do que se trata .
   O impulso de alguns pode acarretar graves  consequências como piadinhas ofensivas e durar por muito tempo na web.

Mulher como objeto

    A propaganda criada pela hope mostra o papel da mulher que antes era submissa ao marido. Além de enfatizar o como falar que bateu o carro, ou estourou o cartão de crédito para o marido, sendo que o papel de Gisele Bundchen de roupa e lingerie, mostra o certo usar a lingerie para que o marido não fique furioso com a ação errada que a mulher praticou, e o errado, usar a roupa e ir se desculpar de alguma ação errada com o marido.
   O fato da propaganda ser vetada por meio do conselho nacional de autorregulação publicitária, consequentemente a mesma estaria sendo camuflada que não haja controvérsias por parte das pessoas. Entretanto a mensagem passada através de uma propaganda de lingerie, o esteriótipo da mulher é usado para conseguir as desculpas do marido.
   Alguns a entenderam como uma brincadeira, outros não e para estes o centrário foi que Gisele fora um objeto usado para seduzir os homens. No caso estes manipulavam-as, com isso há um momento entre o que elas dizem e o que fizeram de errado, portanto com essa atitude a situação será contornada.
   Contudo os homens são tidos como "bobos" devido ao estado físico e emocional em que ficam diante da mulher vestida somente com a lingerie, sobretudo não há discussão sobre o que elas fizeram de errado. O objetivo é mostrar a situação constrangedora que algumas mulheres ainda vivem, além de vender o produto.

Cultura digital da leitura

     Durante muito tempo, os jornais como também livros são lidos no formato tradicional pelas pessoas, mesmo com o surgimento da internet, as pessoas liam os mesmos impressos. Com o surgimento da internet o jornal começou  a ser publicado  também por meio digital.
     Há algum tempo em que os jornais estão disponíveis nas páginas da internet, podendo ser lido com mais "praticidade". Acontece o mesmo com os livros que também estão sendo digitalizados, inclusive existe a possibilidade de baixa-los. Recursos como Ipads, Ipods, e Kindle, estão sendo incorporados nos mercado financeiros e nas residências, para que as pessoas possam ter conforto ao ler uma noticia ou um livro preferido.
    Apesar dos recursos digitais apresentarem vantagens como: , conforto na leitura, mobilidade, meio ambiente, preço; os  livros e jornais no papel apresentam desvantagens; dificuldade de transporte e organização.
      Mesmo que a procura pela leitura digital aumente, o livro tradicional ainda será procurado por pessoas que não tem condições de adquirir um tablet, e por não terem condições procuram locais ondem comprar livros mais baratos além das livrarias, para assim terem acesso à leitura.